Billboard pode passar a contar plays do YouTube para seus charts Top 200

Uma possível mudança na contagem de para as listas de Top 200 da Billboard pode estar a caminho: a contagem de visualizações no YouTube.

Segundo o HITS Daily Double e o XXL, existem indícios de que Lyor Cohen, diretor global de música do YouTube, estaria por trás dessa decisão, visando beneficiar a indústria musical.

Com a possível nova contagem, esses charts da Billboard devem mudar seu perfil: em vez de trazer somente aqueles artistas das grandes gravadoras, que já possuem um mega aparato de divulgação e vendas, se abrirá espaço aos nomes que conquistam notoriedade através de seus vídeos no YouTube. A Billboard já realiza essa contagem para as listas de Top 100 desde 2013, e isso inclui não apenas os plays de vídeos postados pelo canal oficial do artista, mas também dos vídeos postados por outros usuários.

Essa mudança fomenta novas discussões, pois tira um pouco da notoriedade dos nomes que vendem muitos discos físicos — algo difícil nos dias de hoje —, mas ao mesmo tempo proporciona oportunidades para artistas independentes.

Também há a preocupação de como a Billboard e a RIAA (Recording Industry Association of America) fiscalizarão esses novos números, pois ainda existem bots e sistemas automáticos para gerar visualizações de maneira fraudulenta.

Billboard YouTube Top 200

Fonte: PHOUSE

Comentários

comentários por Disqus